Offline
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/3656/slider/829eed1defa1d27ad28f7cc5fdd993e0.jpg
MENU
“Brasil quer liderar pelo exemplo”, afirma Marina Silva sobre a COP30
Ministra citou a redução do desmatamento na Amazônia e no Cerrado
Radioagência Nacional - Por Gésio Passos
Publicado em 01/11/2025 09:14
Notícias
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O Brasil quer liderar o esforço de combate às mudanças climáticas pelo exemplo. Foi o que afirmou a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, nesta sexta-feira (31), durante entrevista coletiva sobre os preparativos para a Cúpula de Líderes, que ocorre na semana que vem, antecedendo a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas – a COP30, em Belém, no Pará.

“Todos os esforços que temos feita para que a COP30 seja recepcionada no espírito do Brasil liderando pelo exemplo. E, ontem, aquilo que nós nos empenhamos tanto, por orientação do presidente Lula, desde o início do seu governo, em 2023, que era o compromisso de que vamos alcançar desmatamento zero até 2030. Mais uma vez caminhamos nessa direção”.

Marina Silva reforçou a redução do desmatamento na Amazônia e no Cerrado em 11% neste ano. E destacou que esses números mostram o compromisso do país com a redução de gases de efeito estufa.

“Isso evitou lançar na atmosfera mais de 700 milhões de toneladas de CO2. Ou seja, uma contribuição altamente significativa no contexto da COP30, cuja informação é de que devemos implementar os compromissos com os quais nós já nos comprometemos”.

 

Cúpula dos líderes

A ministra do Meio Ambiente ressaltou que a Cúpula de Líderes terá o papel de nortear o trabalho dos negociadores, que vão buscar os acordos durante a COP30. 

O Ministério de Relações Exteriores confirmou a presença de 143 delegações estrangeiras durante a Cúpula de líderes, com 57 chefes de estado ou de governo. Ao todo, são 198 países signatários dos tratados internacionais que tratam do tema.  

O presidente da COP30, o embaixador André do Lago, reforça que o evento vai permitir que o mundo conheça mais de perto a Amazônia como solução para a crise climática.

“A floresta amazônica se mostrar não como um dado negativo, porque era o desmatamento. Com a diminuição do desmatamento, há o espaço da Amazônia como solução não só pra parar o desmatamento, mas por estimular a restauração”.

O presidente Lula chega à Belém nesse sábado para participar da Cúpula de Líderes. Ele deve abrir a plenária do evento, na quinta-feira, dia 6. A COP30 só começa em 10 de novembro, em busca de consensos para cumprir as metas estabelecidas no Acordo de Paris e manter o controle da temperatura do planeta.

Fonte: Radioagência Nacional
Esta notícia foi publicada respeitando as políticas de reprodução da Radioagência Nacional.
Comentários