Offline
EDUCAÇÃO PROMOVE ENCONTRO PROFESSORES E EX-ALUNOS
25/07/2023 17:34 em Notícias de Santa Isabel

 

Antigos professores da Rede Municipal de Ensino de Santa Isabel viveram um momento emocionante de reencontro com ex-alunos, que fizeram parte de suas turmas há duas décadas ou mais. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação tem relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Em um café da manhã descontraído, as professoras participaram de um bate-papo ao lado de colegas e alunas da época do ensino fundamental. Em pauta, houve muitas memórias desbloqueadas, além das lembranças de um tempo em que a educação tinha outra cara, e alunos e professores nutriam uma relação muito mais próxima.

 

De acordo com a equipe técnica da Pasta, a iniciativa do encontro nasceu da ODS número 4, que trata do acesso a uma educação “inclusiva, equitativa e de qualidade”. Com base nisso, o momento serviu como uma troca de experiências entre gerações, focado tanto na parte educacional, quanto na humanização da relação entre professor e aluno.

 

A design de interiores, Debora Almeida, foi aluna da professora Borges de Lima. Ela lembra do carinho materno com que a professora ensinava os alunos: “Me recordo de uma vez que ela fez uma horta no quintal da escola. Foi a primeira vez que mexi com terra. Ali ela explicava sobre matemática e muitas outras coisas”.

 

A professora lembra o tempo em que lecionou e confessa que algumas histórias jamais serão esquecidas: “Me lembro com carinho de um menino que tinha dificuldade de aprendizagem. As pessoas diziam que ele jamais aprenderia algo. No início, ele não sabia nem copiar a lição do quadro. Eu não desisti dele. Hoje, ele é cientista, e me chama de mãe”.

 

Já a professora Benedicta Correia Mascarenhas afirma que tinha fama de brava entre os alunos, mas se justifica dizendo que tratava a todos da mesma forma que cuidava de seus filhos: “Meus alunos não eram diferentes de meus filhos. Eu ensinava as crianças a cantarem os hinos, além de lições da extinta matéria de moral e cívica. Eram tempos bons”.

 

A aluna Elisangela Queluz afirma que as lições aprendidas com a professora Bendicta se tornaram inesquecíveis e foram decisivas na escolha de sua profissão: “Hoje sou professora, trabalho na Prefeitura de Santa Isabel e sou responsável pelo desenvolvimento de todo o conteúdo educacional da rede. Sem dúvida, tudo o que aprendi com ela – e outras professores - fez com o que eu me tornasse quem sou hoje”.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!